Adicionar uma assinatura digital em arquivos do Office

27 de agosto de 2019 0 Por Thaís Barbosa

Este tópico explica as assinaturas digitais (também conhecidas como ID digital), os respectivos usos e como você pode usar assinaturas digitais nos seguintes programas do Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint.

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Linhas de assinatura no Word e no Excel

Uma linha de assinatura parece um típico espaço reservado para a assinatura que pode aparecer em um documento impresso. No entanto, ela funciona de forma diferente. Quando uma linha de assinatura é inserida em um arquivo do Office, o autor pode especificar as informações sobre o signatário desejado e as instruções para o signatário. Quando uma cópia eletrônica do arquivo for enviada para o signatário desejado, essa pessoa visualizará a linha de assinatura e uma notificação informando que a assinatura é solicitada. O signatário pode:

  • Digitar uma assinatura, ou
  • Selecionar uma imagem de uma assinatura à tinta, ou
  • Escrever uma assinatura usando o recurso de escrita à tinta de um PC com tela touch

Quando o signatário adicionar uma representação visível de uma assinatura ao documento, uma assinatura digital será adicionada ao mesmo tempo para autenticar a identidade do signatário.

Barra de Mensagens Marcado como Final

Importante: Um documento assinado digitalmente se torna somente leitura para evitar modificações.

Criar uma linha de assinatura no Word ou no Excel

  1. No documento ou planilha, coloque o ponteiro onde deseja criar uma linha de assinatura.
  2. Na guia Inserir, no grupo Texto, clique na lista Linha de Assinatura e clique em Linha de Assinatura do Microsoft Office.
  3. Na caixa de diálogo Configuração de Assinatura, digite as informações que serão exibidas sob a linha de assinatura:
    • Signatário sugerido     Nome completo do signatário.
    • Título do signatário sugerido     Título do signatário, se houver.
    • Endereço de email do signatário sugerido     Endereço de email do signatário, se necessário.
    • Instruções para o signatário     Adicione instruções para o signatário, como “Antes de assinar o documento, verifique se o conteúdo está correto”.
  4. Selecione uma destas caixas de seleção ou ambas:
    • Permitir que o signatário adicione comentários na caixa de diálogo Assinar     Permitir que o signatário digite um objetivo para a assinatura.
    • Mostrar data da assinatura na linha de assinatura     A data de assinatura do documento aparecerá com a assinatura.

Dica: Para adicionar outras linhas de assinatura, repita essas etapas.

Observação: Se o documento permanecer não assinado, a Barra de Mensagens Assinaturas será exibida. Clique em Exibir Assinaturas para concluir o processo de assinatura..

barra de mensagens assinatura, documento não assinado

Assinar na linha de assinatura do Word ou do Excel

Ao assinar na linha de assinatura, você adiciona uma representação visível da sua assinatura e uma assinatura digital.

Uma linha de assinatura não assinada
  1. No arquivo, clique com o botão direito do mouse na linha de assinatura.Observação: Se o arquivo for aberto no Modo de Exibição Protegido, clique em Editar Mesmo Assim, se o arquivo for proveniente de uma fonte confiável.
  2. No menu, selecione Assinar
    • Para adicionar uma versão impressa da sua assinatura, digite seu nome na caixa ao lado do X.
    • Para selecionar uma imagem da assinatura escrita, clique em Selecionar Imagem. Na caixa de diálogo Selecionar Imagem da Assinatura, encontre o local do arquivo da imagem da assinatura, selecione o arquivo desejado e clique em Selecionar.Observações: 
      • Para clientes que utilizam as versões de idioma chinês (tradicional ou simplificado), coreano ou japonês, a opção Carimbar Linha de Assinatura é exibida.
      • Além disso, você pode assinar em uma linha de assinatura clicando nela duas vezes. Digite o seu nome ao lado do X. Ou, no Painel de Assinatura, na seção Assinaturas Solicitadas, clique na setapróxima à assinatura. No menu, selecione Assinar.
    • Para adicionar uma assinatura escrita a mão (usuários de Tablet PC somente), assine seu nome na caixa ao lado do X usando o recurso de tinta.
    • Clique em Assinar.
    • O botão Assinaturas é exibido na parte inferior do documento ou da planilha.

A imagem a seguir mostra o botão Assinaturas.

o botão vermelho assinatura

Fonte: Support office Microsoft