Adicionar uma assinatura digital em arquivos do Office

27 de agosto de 2019 0 Por Thaís Barbosa

Este tópico explica as assinaturas digitais (também conhecidas como ID digital), os respectivos usos e como você pode usar assinaturas digitais nos seguintes programas do Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint.

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Linhas de assinatura no Word e no Excel

Uma linha de assinatura parece um típico espaço reservado para a assinatura que pode aparecer em um documento impresso. No entanto, ela funciona de forma diferente. Quando uma linha de assinatura é inserida em um arquivo do Office, o autor pode especificar as informações sobre o signatário desejado e as instruções para o signatário. Quando uma cópia eletrônica do arquivo for enviada para o signatário desejado, essa pessoa visualizará a linha de assinatura e uma notificação informando que a assinatura é solicitada. O signatário pode:

  • Digitar uma assinatura, ou
  • Selecionar uma imagem de uma assinatura à tinta, ou
  • Escrever uma assinatura usando o recurso de escrita à tinta de um PC com tela touch

Quando o signatário adicionar uma representação visível de uma assinatura ao documento, uma assinatura digital será adicionada ao mesmo tempo para autenticar a identidade do signatário.

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Importante: Um documento assinado digitalmente se torna somente leitura para evitar modificações.

Criar uma linha de assinatura no Word ou no Excel

  1. No documento ou planilha, coloque o ponteiro onde deseja criar uma linha de assinatura.
  2. Na guia Inserir, no grupo Texto, clique na lista Linha de Assinatura e clique em Linha de Assinatura do Microsoft Office.
  3. Na caixa de diálogo Configuração de Assinatura, digite as informações que serão exibidas sob a linha de assinatura:
    • Signatário sugerido     Nome completo do signatário.
    • Título do signatário sugerido     Título do signatário, se houver.
    • Endereço de email do signatário sugerido     Endereço de email do signatário, se necessário.
    • Instruções para o signatário     Adicione instruções para o signatário, como “Antes de assinar o documento, verifique se o conteúdo está correto”.
  4. Selecione uma destas caixas de seleção ou ambas:
    • Permitir que o signatário adicione comentários na caixa de diálogo Assinar     Permitir que o signatário digite um objetivo para a assinatura.
    • Mostrar data da assinatura na linha de assinatura     A data de assinatura do documento aparecerá com a assinatura.

Dica: Para adicionar outras linhas de assinatura, repita essas etapas.

Observação: Se o documento permanecer não assinado, a Barra de Mensagens Assinaturas será exibida. Clique em Exibir Assinaturas para concluir o processo de assinatura..

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Assinar na linha de assinatura do Word ou do Excel

Ao assinar na linha de assinatura, você adiciona uma representação visível da sua assinatura e uma assinatura digital.

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  1. No arquivo, clique com o botão direito do mouse na linha de assinatura.Observação: Se o arquivo for aberto no Modo de Exibição Protegido, clique em Editar Mesmo Assim, se o arquivo for proveniente de uma fonte confiável.
  2. No menu, selecione Assinar
    • Para adicionar uma versão impressa da sua assinatura, digite seu nome na caixa ao lado do X.
    • Para selecionar uma imagem da assinatura escrita, clique em Selecionar Imagem. Na caixa de diálogo Selecionar Imagem da Assinatura, encontre o local do arquivo da imagem da assinatura, selecione o arquivo desejado e clique em Selecionar.Observações: 
      • Para clientes que utilizam as versões de idioma chinês (tradicional ou simplificado), coreano ou japonês, a opção Carimbar Linha de Assinatura é exibida.
      • Além disso, você pode assinar em uma linha de assinatura clicando nela duas vezes. Digite o seu nome ao lado do X. Ou, no Painel de Assinatura, na seção Assinaturas Solicitadas, clique na setapróxima à assinatura. No menu, selecione Assinar.
    • Para adicionar uma assinatura escrita a mão (usuários de Tablet PC somente), assine seu nome na caixa ao lado do X usando o recurso de tinta.
    • Clique em Assinar.
    • O botão Assinaturas é exibido na parte inferior do documento ou da planilha.

A imagem a seguir mostra o botão Assinaturas.

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Fonte: Support office Microsoft