Quer empreender? Saiba porquê você precisa de um e-CPF antes do e-CNPJ!

18 de novembro de 2019 0 Por Thaís Barbosa
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Depois de vários estudos de mercado, situação financeira, definir o produto ou serviço que você irá empreender e de vários outros processos necessários para abrir uma empresa chegou a parte mais burocrática que você ou seu contador terá que lidar.

Mas calma, é pra isso que o Certificado Digital e-CPF pode ajudar e muito nesses processos. O e-CPF, a versão eletrônica do seu documento, que garante autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.

Abertura de empresas digitalmente

O procedimento é realizado pelo e-CPF que, como dissemos antes, é um Certificado Digital. As juntas comerciais usam a tecnologia para agilizar a formalização dos negócios e reduzir custos, simplificando os registros empresariais. Com o uso do e-CPF, diversas etapas burocráticas são eliminadas, o que inclui o reconhecimento de firma e chancelas das Juntas Comerciais. A cada uso é gerada uma assinatura eletrônica com valor jurídico equivalente a assinatura que você faria no papel, o que garante ainda mais segurança contra fraudes.

O tempo de abertura de uma empresa varia de estado para estado, mas em alguns casos, a digitalização, com o uso do e-CPF, pode permitir que uma companhia esteja legalmente funcional em até 24 horas, tempo semelhante também encerrar um CNPJ. Logo, ao abrir o seu negócio, não se esqueça de consultar a Junta Comercial do seu Estado e verificar se o serviço está disponível.

Outras vantagens do e-CPF no dia a dia

Além de desburocratizar o processo de abertura de uma empresa, o e-CPF também traz outros benefícios. Entre eles, você pode:

  • Verificar que outras empresas uma determinada pessoa é sócia ou acionista e quais outras companhias ela já participou;
  • Consultar os valores informados por fontes pagadoras ao CPF do responsável;
  • Transmitir suas declarações de Imposto de Renda (Pessoa Física) e agendar atendimento presencial nas unidades da Receita Federal;
  • Emitir 2º via dos pagamentos de DARF efetuados por pessoa física desde 1993;
  • Atualizar seu endereço e consultar dados cadastrais;
  • Se manter em contato com a Receita Federal em ambiente à prova de vazamentos, o que inclui e-mails com informações sobre mudanças na legislação Tributária;

Se você veio até aqui e precisa de um Certificado Digital entre em contato conosco!


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